Leia a íntegra deste conteúdo no site da Traumecore, clínica de Ortopedia e Traumatologia localizada em Farroupilha/RS, com profissionais especializados em Ortopedia Geral, Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Quadril e Joelho, Coluna e Cirurgia da Mão.

Notícias - Dr. Giovani De Bortoli

Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior: o Estado da Arte

21/02/2017 - Dr. Giovani De Bortoli

(Jorge Chahla, Richard von Bormann, Lars Engebretsen, Robert F LaPrade. DOI: 10.1136/jisakos-2016-000078 Published 16 September 2016)

O ligamento cruzado posterior (LCP) é reconhecido como o principal estabilizador posterior do joelho. Lesões do LCP são mais comumente associadas com lesões ligamentares concomitantes e também com uma alta prevalência de lesões condrais e meniscais.

Evidências recentes da acurácia das radiografias de estresse como ferramenta diagnóstica objetivam melhorar a avaliação das indicações cirúrgicas e a avaliação pós-operatória. As lesões do LCP agudas e isoladas (graus I e II) podem ser tratadas de forma não-operatória. No entanto, nos casos de lesões agudas de LCP de grau III ou quando estão presentes lesões multiligamentares associadas ou lesões meniscais da inserção do corpo reparáveis, a cirurgia é indicada.

A reconstrução anatômica do LCP em única banda, com foco na reconstrução do ramo ântero-lateral é o procedimento mais comumente realizado. Devido à instabilidade residual posterior e rotacional da tíbia após um procedimento de reconstrução de banda única e à incapacidade de restaurar a cinemática normal do joelho, foi proposto uma reconstrução anatômica em dupla banda, num esforço para recriar mais de perto a inserção do LCP nativo e restaurar a cinemática do joelho normal.

O objetivo deste artigo é revisar os princípios específicos da anatomia do ligamento cruzado posterior, biomecânica, diagnóstico de lesões e opções de tratamento, com foco em Reconstrução do LCP via artroscópica em dupla banda.

  1. Prototipagem em 3D facilita o planejamento pré-operatório em pacientes ortopédicos 26/02/2018 - Dr. Rafael Ruaro
  2. Entenda a lesão do manguito rotador 01/06/2017 - Dr. Rafael Ruaro
  3. Operation Walk Chicago chega ao Brasil e faz 45 Artroplastias de quadril no Recife 21/02/2017 - Dr. Giovani De Bortoli

Veja Todas as Notícias.