Complicações Da Discotomia Não Endoscópica: Estudo Retrospectivo De Vinte E Um Anos - 21/02/2017 - Traumacore - Centro de Traumatologia e Ortopedia

Leia a íntegra deste conteúdo no site da Traumecore, clínica de Ortopedia e Traumatologia localizada em Farroupilha/RS, com profissionais especializados em Ortopedia Geral, Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Quadril e Joelho, Coluna e Cirurgia da Mão.

Notícias - Dr. Juliano De Bortoli

Complicações Da Discotomia Não Endoscópica: Estudo Retrospectivo De Vinte E Um Anos

21/02/2017 - Dr. Juliano De Bortoli

Objetivo: Relatar e comparar o número e grau das complicações importantes apresentadas com discotomia e nucleoplastia térmica não endoscópica no tratamento da dor lombar axial discogênica usando laser e radiofrequência.

Métodos: Estudo retrospectivo de 21 anos, realizado com os prontuários clínicos de pacientes cujo motivo da consulta foi dor lombar axial por doença degenerativa do disco, que foram submetidos a cirurgia empregando discotomia e nucleoplastia não endoscópica (NEDN). Dois grupos foram estabelecidos, o primeiro, NEDN com laser e o segundo, NEDN com radiofrequência. O número e os tipos de complicações relatadas na série de casos foram contabilizados, e suas diferenças estatísticas foram determinadas.

Resultados: Os critérios de inclusão foram satisfeitos por 643 prontuários clínicos. Foram relatadas 26 complicações, sendo a mais comum a radiculite (n = 12). Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p = 0,01) entre as complicações que ocorreram nos dois grupos.

Conclusão: O número de complicações mostrou diferença estatisticamente significativa. A gravidade das complicações e os resultados adversos fornecem um argumento para a escolha de uma tecnologia sobre a outra. O treinamento e a curva de aprendizagem são fatores importantes a considerar para evitar complicações.

  1. Complicações Da Discotomia Não Endoscópica: Estudo Retrospectivo De Vinte E Um Anos 21/02/2017 - Dr. Juliano De Bortoli
  2. Congresso Brasileiro De Coluna (Cbc) 2017 21/02/2017 - Dr. Juliano De Bortoli

Veja Todas as Notícias.