Entenda a lesão do manguito rotador - 01/06/2017 - Traumacore - Centro de Traumatologia e Ortopedia

Leia a íntegra deste conteúdo no site da Traumecore, clínica de Ortopedia e Traumatologia localizada em Farroupilha/RS, com profissionais especializados em Ortopedia Geral, Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Quadril e Joelho, Coluna e Cirurgia da Mão.

Notícias - Dr. Rafael Ruaro

Entenda a lesão do manguito rotador

01/06/2017 - Dr. Rafael Ruaro

Clique aqui para link do vídeo.

Pode ocorrer uma lesão do manguito rotador do ombro devido a um trauma (queda sobre o ombro ou cotovelo), um levantamento de peso excessivo ou por alterações degenerativas.

O ombro fica muito fraco e há dor ao tentar elevar o braço. Geralmente o melhor tratamento para estas lesões é o reparo cirúrgico o mais rápido possível para evitar a atrofia e o aumento da lesão.

A lesão também pode ocorrer devido a alterações degenerativas advindas da idade. Estes casos podem se tornar crônicos com uma incapacidade mais leve, porém as lesões podem se tornar irreparáveis se não forem tratadas precocemente. Estes casos devem ser avaliados individualmente dependendo do grau de dor e da atividade de cada paciente.

Exames Diagnósticos

São necessários exames de raio X para avaliar a integridade óssea, ecografia e ressonância magnética para avaliar os tendões.

Tratamento Cirúrgico

O tratamento de preferência é por videoartroscopia, quando são realizados pequenas incisões na pele (geralmente 4), e os tendões rompidos são reparados conforme o tipo da lesão.

Os pontos no tendão podem ser feitos de tendão a tendão ou osso - tendão, dependendo do formato da lesão. Por este método, fixa-se o tendão ao osso utilizando-se âncoras ósseas, que podem ser metálicas (titânio) ou absorvíveis (que com o tempo são substituidas por tecido ósseo.

No pós-operatório o braço é mantido numa tipóia por 4 a 6 semanas dependendo da gravidade da lesão. Pode ser necessário o uso de um coxim sob o braço por este período, se a lesão for mais grave. A tipóia poderá ser retirada para realizar alguns movimentos que serão orientados após a cirurgia. Os pontos são internos sem a necessidade de retira-los.

O sucesso da cirurgia depende do tamanho da lesão e de quanto tempo ela existe. Quanto mais tempo levar para procurar um cirurgião para realizar o reparo, mais difícil será o reparo e a reabilitação, podendo se tornar uma lesão irreparável.

  1. Prototipagem em 3D facilita o planejamento pré-operatório em pacientes ortopédicos 26/02/2018 - Dr. Rafael Ruaro
  2. Entenda a lesão do manguito rotador 01/06/2017 - Dr. Rafael Ruaro
  3. Curso Interinstitucional de Cirurgia do Ombro e Cotovelo 2017 21/02/2017 - Dr. Rafael Ruaro

Veja Todas as Notícias.